domingo, 23 de outubro de 2011

AQUAPLANAGEM - cuidado na chuva

Importante ao dirigir: AQUAPLANAGEM - saiu no site do J. ESTADO DE MINAS, dom. 23.10.2011
 
A aquaplanagem acontece quando o carro atravessa uma lâmina d’água e os pneus perdem o contato com a pista. Sem o controle do carro, o motorista vira mero passageiro. Nessa situação não é recomendado frear, acelerar, tampouco virar o volante, mesmo porque não existe tração. Melhor é tirar o pé do acelerador e manter o volante firme e reto. Depois, reze, já que os pneus podem recuperar a tração em momentos diferentes, e o veículo ser puxado para um dos lados, o que pode provocar acidentes.

Se o que vai acontecer numa aquaplanagem é loteria, ajudar a prevenir está em suas mãos. Rode sempre com pneus em boas condições (os sulcos devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade) e bem calibrados. Começou a chover? Reduza a velocidade. A aquaplanagem pode ocorrer já aos 70km/h, o que pode piorar de acordo com o estado e a largura dos pneus (quanto mais largo mais fácil aquaplanar). A maior incidência desse tipo de acidente acontece em estradas planas e bem pavimentadas, justamente onde o motorista abusa da velocidade.

Para identificar se existe tendência a aquaplanagem, repare, pelo retrovisor, a marca deixada pelos pneus na pista molhada. Se estiver visível, o risco é baixo. Se não estiver tão nítida, cuidado, reduza a velocidade. Para se ter ideia da quantidade de água que os sulcos dos pneus têm que drenar, numa cobertura de água de 1,5 mm no asfalto cada pneu tem uma vazão de 5 litros de água por segundo.

Aquaplanagem

Começou a chover, reduza a velocidade, e rode sempre com pneus em bom estado (com sulcos de, no mínimo, 1,6mm de profundidade) e devidamente calibrados

O QUE FAZER?
Tire o pé do acelerador
Mantenha o volante firme e reto
Reze

O QUE NÃO FAZER?
Frear
Acelerar
Virar

Um comentário: